Home / Destaques / Palestra “Distúrbios Emocionais da Atualidade” é realizada na SABSA

Palestra “Distúrbios Emocionais da Atualidade” é realizada na SABSA

Valesca Mendonça

 

A SABSA realizou nesta quarta-feira (14) a palestra ‘Distúrbios Emocionais da Atualidade’, com a presença da psicóloga Lucia da Costa Pontes Monachesi, durante o evento foram abordados temas como a depressão, crise de ansiedade síndrome do pânico entre outros distúrbios relacionados.

Na abertura do evento o 1º tesoureiro Paulo Pacchiega falou aos participantes sobre as atividades realizadas na SABSA, para as crianças e para toda comunidade, convidou os presentes para serem voluntários e conhecer o espaço após a palestra. Também falou da importância das parcerias como, por exemplo, com a Unimed que promoveu esta palestra.

A profissional ressaltou a importância de se quebrar o preconceito e a necessidade de procurar ajuda profissional quando necessário, pois o profissional vai ajudar sendo com medicação, atividades ou outros métodos.

“Vim para mostrar o quanto estes sintomas estão à tona e muitas pessoas acham que é somente um comportamento normal, mas estes distúrbios estão acontecendo devido à dificuldade do próprio ser humano em lidar com estas situações. O acumulo de tarefas, o stress, a ansiedade muito aguçada pode se tornar um transtorno de ansiedade, de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), podendo desenvolver uma depressão, até mesmo com a dificuldade em lidar com situações novas”.

“Venho para alertar a população que alguns sentimentos, são sintomas de comportamento que não são normais, falamos de como diagnosticar isso, como procurar ajuda e tratar, de forma terapêutica ou medicamentosa, e necessária. O importante é saber que há cura como diabetes e hipertensão. Também passar a mensagem de medicina preventiva de como evitar que estas patologias não se instalem com gravidade e consiga recorrer aos cuidados de um profissional, terapias ou atividades”.

Ela lembrou que a pessoa não deve se automedicar ou seguir orientações que não foram passadas por um profissional especializado.

Após a palestra foi oferecido um café da tarde para os cerca de 50 participantes do evento que foi gratuito.

Quem quiser mais informações sobre os distúrbios pode procurar a Lúcia através do telefone (16) 98179-6015.

 

Segue abaixo fotos do evento