Home / Projeto Social

Projeto Social

Projeto Social: “Construindo a Cidadania”

 

Identificação das Atividades, Serviços e Programas e Projetos: Proteção Social Básica

 

Serviço tipificado: SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

 

Apresentação

A SABSA (Sociedade Amigos do Bairro de Santa Angelina) foi criada em 1974, por incentivo de Maria de Lourdes Almeida, enfermeira chefe do Serviço Especial de Saúde do Estado de São Paulo – SESA, com o objetivo de buscar e promover melhorias no bairro Santa Angelina, na época, um bairro carente em infraestrutura.

Com o tempo, tornou-se entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos, de caráter educacional e assistencial, após observar as melhorias conquistadas no bairro Santa Angelina ampliou seu atendimento aos bairros próximos com carências emergenciais. Hoje, além do bairro Santa Angelina, atende também aos seguintes bairros: Vila Yamada, Vila José Bonifácio, Jardim Tangará, Jardim D. Pedro I, Vila Independência, Vila Biagioni e Vila do Servidor, Jardim Paraíso, Jardim Igaçaba.

Ao longo destes anos foram realizadas ações: educativas, culturais, artísticas, esportivas, e a estrutura da entidade sofreu visível progresso físico, administrativo e executivo.

Missão

“Prevenir situações de vulnerabilidade e risco social e pessoal de crianças, adolescentes e suas famílias, bem como proporcionar à pessoa idosa e à comunidade, em geral, melhor qualidade de vida, buscando meios para que as reivindicações dos moradores dos bairros de abrangência sejam atendidas”.

A fim de cumprir com sua missão, atualmente, os projetos desenvolvidos pela SABSA contemplam crianças e adolescente, famílias, jovens e adultos e idosos, podendo ser atendidos moradores de toda Araraquara (oficinas) e, não somente moradores do bairro Santa Angelina e proximidades, exceto para o projeto social, descrito a seguir.

Destaca-se a relevância do Projeto Social, voltado a crianças e adolescentes, tendo em vista que, diante da atual necessidade financeira das famílias e, devido a isso, a necessidade de inserção da maioria de seus membros no mercado de trabalho, crianças e adolescentes ficam desamparados em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

Preocupada com esta realidade, a SABSA, como associação de bairro, buscou executar ações que amenizassem tal problema. Assim, também buscando prevenir situações de vulnerabilidade e risco social e pessoal.

Projeto Social “Construindo a cidadania”: visa oferecer atendimento gratuito e diário (de 2ª a 6ª feira) a 75 crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 06 a 15 anos, sendo aluno de escola pública e residindo na área de abrangência da entidade.

Para participar do projeto social os interessados deverão fazer uma avaliação com a assistente social para ver se se encaixa no perfil da entidade.

Documentação p/ Inscrição

  • Cópia do RG e CPF da criança/adolescente
  • Cópia do Cartão SUS
  • Declaração de Vacina
  • Cópia de comprovante de endereço atualizado
  • Cópia do RG e CPF dos responsáveis

 

Home / Projetos SABSA

Projetos SABSA

Mediante a realidade apresentada, a SABSA, como Associação de Bairro, busca executar ações que amenizem as dificuldades dos moradores do bairro e de sua área de abrangência. Assim, também buscando prevenir situações de vulnerabilidade e risco social e pessoal, a entidade realiza diferente projetos temáticos.

Home / Outras Atividades

Outras Atividades

Avaliação Social: Realizada pela Assistente Social, responsável pelo Projeto Social, a avaliação social consiste na identificação das situações de vulnerabilidade social e pessoal a serem superadas e prevenidas, com devido preenchimento de ficha social e orientação iniciais e família.

Inserção da família no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo: A partir de cronograma previamente definido, as (os) crianças e adolescentes iniciam a frequência nas oficinas socioassistenciais e socioeducativas, diretamente, de acordo com suas necessidades e interesses, passando a ser acompanhadas de maneira sistemática, bem como suas famílias, de acordo com a demanda apresentada.

Acompanhamento Psicossocial: O acompanhamento das crianças e adolescentes e suas famílias conta com assistente social e psicólogo que desenvolvem as seguintes ações:

Atendimento individual e/ou familiar: Realizados por assistente social e psicólogo, os atendimentos individuais de acompanhamento e apoio a crianças, adolescentes e suas famílias acontecem mediante observação na rotina diária da instituição, por procura de familiares ou demanda espontânea da própria criança ou adolescente. Tem como fundamento, acolher estas demandas, bem como interesses, necessidades e possibilidades além de facilitar o vínculo familiar, a convivência social e comunitária e identificar a necessidade de encaminhamentos a rede.

Orientações e encaminhamentos: A partir das necessidades observadas nos atendimentos e oficinas oferecidos às crianças e adolescentes e suas famílias, são realizados encaminhamentos diversos a rede de apoio, buscando atender a uma demanda socioeconômica, de saúde e educação, entre outros que não consistem em objeto de trabalho da SABSA. Assim, é possível aumentar o acesso das famílias a benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda, bem como aos demais direitos sociais, civis e políticos, conforme preconizado pela Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

 Grupo de familiares: Como parte do acompanhamento psicossocial, os       responsáveis pelas crianças e adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo deverão participar, mensalmente, do grupo de famílias, em horários determinados e combinados previamente para que não influencie na rotina de trabalho das famílias. Tem como principais objetivos, promover a integração e o vínculo entre a família e a equipe multiprofissional, bem como facilitar o processo de fortalecimento da função protetiva da família. Além de assuntos pertinentes a rotina do projeto social e assuntos em geral, no grupo de famílias são realizadas atividades de reflexão, troca de experiências e a interlocução entre pares sobre assuntos diversos e comuns às famílias da área de abrangência. A proposta tem como foco a prevenção de situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social, apoiando o processo de busca por emancipação das famílias, favorecendo o desenvolvimento da autoestima e cidadania.

Oficinas socioeducativas: Consiste na oferta de atividades potencializadoras da participação social, tais como espaços de livre expressão de opiniões, de reivindicação e avaliação das ações ofertadas, bem como de espaços de estímulo para a participação em fóruns, conselhos, movimentos sociais, organizações comunitárias e outros espaços de organização social.

Outras atividades de convivência e mobilização para a cidadania: com uma metodologia participativa, mensalmente são escolhidos temas para o trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes inscritos no Projeto Social, a fim de atingir os objetivos pertinentes ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, com foco na convivência em grupo, administração de conflitos por meio do diálogo. Assim, a equipe técnica, no trabalho de recreação cria espaço para que sejam compartilhados outros modos de pensar, agir e atuar com seus pares e na sociedade como um todo. A metodologia de trabalho ainda pode ser desenvolvida através de palestra, atividades informativas que versem sobre: a garantia de direitos de crianças, adolescentes e suas famílias; datas comemorativas, entre outros, mobilizando também para a cidadania. Há intensa participação de pessoas da rede para promover este espaço de informações em saúde, convivência comunitária, qualidade de vida, etc…