Home / Projeto Social

Projeto Social

Projeto Social: “Construindo a Cidadania”

Identificação das Atividades, Serviços e Programas e Projetos: Proteção Social Básica

Serviço tipificado: SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

No início de suas atividades, em meados da década de 70, além da preocupação com as melhorias na infraestrutura do bairro Santa Angelina, a entidade tinha também como prioridade prover a alimentação de aproximadamente 300 crianças, de 0 a 10 anos, atendidas pelo Centro Comunitário da COAB – Jardim D. Pedro I. Mesmo crianças que não eram do bairro eram atendidas. Naquela época a SABSA tinha apenas três merendeiras, pagas pelo município. No meio dessas crianças havia também muitos adultos que passavam fome e também recebiam um prato de sopa. A SABSA ainda subsidiava com o excedente desta alimentação, outras entidades socioassistenciais.

Atualmente, o trabalho social está completamente adequado à tipificação dos serviços socioassistenciais. Sendo assim:

“Tem por foco a constituição de espaço de convivência formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir de seus interesses, demandas e potencialidades”.

(Texto extraído da tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais)

Objetivos: Desenvolver um trabalho socioassistencial que proporcione a seus beneficiários o convívio social, através de ações facilitadoras do desenvolvimento físico, mental, moral e social, em condições de liberdade e dignidade.

Capacidade de Atendimento: 75 crianças e adolescentes e suas famílias, de segunda à sexta-feira, subdivididos em 2 turnos (manhã e tarde), em horário extraescolar, divididos por faixa etária.

A média de vagas é de 10 a 20 por oficina, sendo, este número, variável.

Inscrições

Crianças e adolescentes de 06 a 16 anos (sendo que a partir dos 14 anos de idade os adolescentes optam por realizar um menor número de oficinas, podendo também ser inseridos em cursos profissionalizantes e outras atividades oferecidas pelo Projeto Oficinas até completarem 16 anos, quando cessa o acompanhamento pela equipe técnica da entidade), ambos os sexos, residentes em bairros pertencentes à área de abrangência de atendimento desta entidade, prioritariamente em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal.

Bairros Atendidos

Santa Angelina, Vila Yamada, Vila José Bonifácio, Jardim Tangará, Jardim D. Pedro I, Vila Independência, Vila Biagioni e Vila do Servidor.

Documentação p/ Inscrição

  • Cópia da certidão de nascimento da (o) criança/adolescentes e/ou RG
  • Cópia de comprovante de endereço atualizado
  • Cópia do RG e CPF dos responsáveis