Home / Sobre / História

História

MARIA DE LOURDES DE ALMEIDA - quem inicio com o SABSA

Maria de Lourdes Almeida, enfermeira chefe do Serviço Especial de Saúde do Estado de São Paulo – SESA, veio para Araraquara comandar um grupo de estagiárias de vários Estados e também do exterior. Nesse trabalho, visitando todos os bairros da cidade, incentivou a criação de Sociedades Amigos de Bairro em Araraquara, porque acreditava ser o caminho correto e mais rápido para resolver a carência de infraestrutura que vários bairros da cidade tinham na época.

Mas foi no bairro de Santa Angelina, o mais carente,  que Maria de Lourdes viu o seu projeto tomar forma e se desenvolver, com a criação da SABSA, em 1974, a partir de reunião convocada pela enfermeira, que aconteceu numa barraca, ao lado da igreja, na Praça Santa Ângela. Foram convidadas, entre outras pessoas, Jose Rodrigues Gomes, o “seu Juca”, que foi o primeiro presidente da SABSA; o professor Alcyr Azzoni, Jose Carlos Porsani que, na época, ainda não morava no bairro, mas tinha a farmácia Drogalar há quatro anos, em sociedade com Francisco Olavo, que também fez parte da primeira diretoria da SABSA.

José Carlos Porsani foi convidado para ser diretor de saúde. Era uma diretoria provisória e, a partir daí, foi iniciado um trabalho educativo junto à comunidade que deu início às melhorias para o bairro.

Um ano depois o “seu Juca” foi efetivado como presidente e foi eleito o 1° Conselho Deliberativo, cujo presidente foi José Maria Lopes. Dois anos depois foi eleita a segunda diretoria, tendo como presidente Francisco de Assis Braga, o Chiquinho e como vice-presidente José Carlos Porsani.

As eleições de diretoria acontecem a cada dois anos, intercaladas com a eleição do Conselho Deliberativo. Somente na primeira eleição o Conselho Deliberativo teve um mandato de três anos.

Porsani passou a ser o presidente em 1978.

Recursos

Os recursos para iniciar a construção do Centro Cultural começaram com uma doação da Pró Vida, recebida pelo casal Martha e Roberto Borducchi, em 2002.

Martha e Roberto Borducchi

Em 2009 o vereador José Carlos Porsani (PP) anuncia a liberação de recursos estaduais para a conclusão das obras do Centro Cultural da Sociedade Amigos do Bairro de Santa Angelina (S.A.B.S.A.). A verba de R$ 100 mil foi incluída no Orçamento do Estado, em 2010, por meio de emenda parlamentar do então deputado Mozart Russomanno (PP). O pedido foi feito pelo vereador em 2008, durante visita do deputado a Araraquara.

Os recursos serão repassados à entidade pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. “Com essa verba vamos ampliar o atendimento prestado pela Sabsa. É um sonho que estamos conseguindo realizar e um grande presente para os moradores da região do Santa Angelina. Agradeço ao deputado Mozart Russomanno, por acreditar nesse projeto, beneficiando a cidade de Araraquara”, afirmou Porsani.

Porsani lembra também que a instituição tem recebido grande incentivo de várias autoridades. “O deputado federal Dimas Ramalho tem se empenhado muito. Estamos aguardando os recursos de uma emenda dele para aquisição de equipamentos para os cursos de capacitação”, salientou. Porsani também agradeceu ao deputado estadual Roberto Massafera e ao prefeito Marcelo Barbieri que, conforme disse, têm dado grande apoio à Sabsa e ao Santa Angelina.

Maria Ignez Balducci Nayme

Maria Ignez Balducci Nayme, presidente da SABSA, assinando convenio para liberação da verba dos R$ 100.000,00