Praticamente a metade dos brasileiros acredita que economizar dinheiro é uma prioridade – mas poucos conseguem se preparar adequadamente para a aposentadoria. A conclusão é da pesquisa Global Investor Pulse, realizada anualmente pela gestora de recursos norte-americana BlackRock. O percentual dos que declararam essa preocupação foi de 49%.

“A pesquisa mostra claramente que os brasileiros estão extremamente motivados a economizar e investir com sucesso, porém estão atrasados em algumas áreas essenciais de planejamento, principalmente a aposentadoria”, explicou Armando Senra, diretor da BlackRock e responsável pela América Latina e Ibéria.

“Em toda a América Latina, é imprescindível que as pessoas aprimorem seu conhecimento sobre comportamentos financeiros eficazes, além de tomar medidas para garantir que estão investindo seu dinheiro da melhor maneira para atingir seus objetivos de longo prazo”.

A pesquisa apontou ainda que em segundo lugar na lista de prioridades dos investidores brasileiros vem aumentar seu patrimônio (47%) e investir em uma aposentadoria confortável (44%) – índice acima da média global (37%).

Mas, segundo a BlackRock, apesar de os brasileiros mostrarem as melhores intenções com relação ao planejamento de sua aposentadoria, pouco mais que a metade dos investidores do país (57%), em comparação a 67% na América Latina em geral e 62% no mundo todo, já começaram a economizar para a aposentadoria.

A maioria (72%) entende o valor de economia necessário para a aposentadoria, acima da média internacional (50%). Ainda assim, boas intenções não se traduzem, necessariamente, em ações eficientes. Em todo o país, a quantia total economizada por “pré-aposentados” (idades entre 55 e 64 anos) financiaria menos de um ano de sua aposentadoria.

Mais especificamente, os pré-aposentados brasileiros economizaram uma média de R$ 6.250 para a aposentadoria, mas a estimativa é de que precisarão de uma renda anual de R$ 67 mil durante a aposentadoria, diz a pesquisa divulgada ontem.
A pesquisa revela ainda que os brasileiros são os que mais economizam e investem na América Latina. Quase metade afirma investir (27%) ou economizar (22%) metade de sua renda mensal. Ainda assim, investem excessivamente em ativos de alta liquidez (64%), seguidos de imóveis (11%), títulos (7%) e ações (4%).
Quase metade afirma investir (27%) ou economizar (22%) metade de sua renda mensal. Ainda assim, ativos de alta liquidez são os preferidos (64%), seguidos de imóveis (11%).

Fonte: Brasil Econômico

Fonte: http://www.economus.com.br/

Site: Economus

Link: http://www.economus.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=9506&sid=153