Hoje, Araraquara está de luto. Morreu na manhã desta quinta-feira (17) o ex-prefeito e ex-vereador Waldemar de Santi, aos 83 anos. De Santi estava internado há dois meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa.
O ex-vereador e ex-prefeito será velado no saguão do Palacete da Câmara a partir das 15h e será enterrado no Cemitério São Bento nesta sexta-feira (18), às 10h.
De acordo com o boletim médico, ele morreu após falência múltipla dos órgãos. De Santi deu entrada no hospital no dia 3 de fevereiro com taxas elevadas de ácido úrico e logo depois foi transferido para a UTI com complicações respiratórias.
Waldemar De Santi governou Araraquara por três mandatos, entre as décadas de 1970 e 1990, somando 14 anos na Prefeitura da cidade. Advogado e industrial, de Santi foi vereador por seis mandatos consecutivos e Prefeito em três mandatos.
Ele foi o primeiro político a sair da Câmara para a Prefeitura. Atualmente ele era filiado ao Partido Progressista (PP).
A Prefeitura de Araraquara decretou três dias de luto pela morte de Waldemar de Santi.
”O ex-prefeito Waldemar De Santi foi quem iniciou a doação de terras para a construção do Centro Cultural da SABSA e nós o consideramos como seu fundador. Sempre teve um trabalho voltado para as pessoas mais carentes, para as instituições de caridade e, especialmente, para as crianças. Fez obras importantes como a construção do Terminal Rodoviário de Araraquara, o antigo Pronto Socorro Central e remodelou as duas principais praças da cidade: a Pedro de Toledo e a Santa Cruz. É uma grande perda para a cidade e para nós, da SABSA. Que Deus te acompanhe, De Santi!” foram as palavras de José Carlos Porsani, presidente da SABSA ao lamentar a morte do ex-prefeito.