Home / Destaques / Curso de Alfabetização da SABSA terá aula inaugural na segunda-feira

Curso de Alfabetização da SABSA terá aula inaugural na segunda-feira

Interessados ainda podem deixar nome e telefone na secretaria da entidade

Por Malu Rosato

Na tarde de sexta-feira, dia 01, no auditório da Sociedade Amigos do Bairro Santa Angelina (Sabsa), aconteceu a reunião onde entidade e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEAJA), definiram a iniciação do Curso de Alfabetização que será realizado na SABSA.

Durante reunião ficou definido que na segunda-feira, dia 04, às 19h00, será realizado uma aula inaugural onde apresentaremos aos alunos a entidade, professora, programa de estudos e material didático que será utilizado no curso. Os horários e dias de aulas também serão definidos na ocasião.

O Programa Mova, que será aplicado no curso, tem como finalidade a inclusão social e a garantia do direito humano à educação, a redução do analfabetismo no Brasil, a geração de trabalho e renda e, com isso, contribuir para a construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o gerente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Chiquinho Paiva, a nova parceria “mostra que é possível a sociedade se organizar e contribuir com a administração pública na busca de um bem comum”. Chiquinho ainda comentou que é uma alegria ver que a união de esforços resulta na formação desta importante classe de alfabetização, que vai ensinar não apenas ler e escrever, mas também a executar operações matemáticas e conhecimentos sobre a vida.

De acordo com a diretora de educação e cultura da entidade Marisa Porsani, que estava representando o presidente da SABSA José Carlos Porsani, foi uma surpresa ver o número de pessoas que procuraram pelo curso de alfabetização e que é por este motivo que projetos como este devem ser intensificados.

“Trabalhamos com crianças e adolescentes já há bastante tempo e buscamos sempre o melhor. Por isso, damos as boas vindas aos novos alunos, esperamos que gostem do nosso espaço e que compartilhem esta experiência com outras pessoas, avisem que esta sala existe e os tragam aqui para apreender”, convidou Porsani.

Na reunião estavam presentes também a gerente Aline Souza, presidente do PROEAJA Samuel Brasil, gerente de políticas educacionais, Francisco de Paiva Lima Neto e a professora do Programa Mova Márcia Caparelli.

Livre do analfabetismo Araraquara recebeu em 2014 o certificado federal “Município Livre do Analfabetismo, devido à redução do índice de pessoas que não sabem ler ou escrever para menos de 4% da população com faixa etária a partir de 15 anos.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo, que aponta a redução da taxa de analfabetismo da população de Araraquara de 5,2% para 3,6% em 10 anos, segundo a Coordenadoria Geral de Alfabetização (CGA) do Ministério da Educação (MEC).