Home / Notícias / Entregue a reforma e adequação da UBS do Santa Angelina

Entregue a reforma e adequação da UBS do Santa Angelina

 

Durante o evento, o prefeito destacou a contribuição da SABSA e os pedidos constantes para reforma da UBS.

Raphael Sorbo Na manhã de quinta-feira (15), o prefeito Marcelo Barbieri entregou as obras de ampliação do programa de Saúde Bucal  e reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Raphael Sorbo”, no bairro Santa Angelina, cujo investimento foi de cerca  de R$ 170 mil.
 Acompanhado por vereadores, secretários municipais, familiares do homenageado e população, o prefeito ressaltou os  investimentos feitos na saúde pelo seu governo nos últimos anos em Araraquara, especialmente no programa Saúde  Bucal.
 Marcelo enfatizou por diversas vezes a fundação da UBS do Santa Angelina, que foi uma reivindicação da SABSA, na  época e a atual reforma, que vem sendo solicitada pela entidade há alguns anos, para melhor atender a comunidade do  bairro de Santa Angelina.
 Para ampliação da unidade, que registra 11.177 mil famílias cadastradas, a Prefeitura investiu R$ 167,5 mil, com a  construção de dois novos consultórios odontológicos, reforma do consultório odontológico já existente e construção  da sala de esterilização para auto clave.
 Também foram realizadas obras de adequações em áreas comuns, de reparos ou substituições de luminárias, portas de  madeira e troca de piso de todo o prédio, além de adequação de sanitário para pessoas com necessidades especiais, na  recepção e sala de arquivo, e pintura geral do prédio.
 A equipe da unidade conta com 18 técnicos de enfermagem, 8 médicos, 3 agentes administrativos, 3 agentes operacionais e duas enfermeiras.
Participou da solenidade o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social e presidente da SABSA José Carlos Porsani, vereadores, secretários, além de parentes do homenageado, pessoas do bairro e outros representantes do governo.
“Raphael Sorbo”
O nome foi dado à UBS do Santa Angelina pelo então presidente da SABSA, José Carlos Porsani. Falando em nome da família do homenageado, o advogado João Luiz Ribeiro dos Santos destacou a importância de Raphael Sorbo, “especialmente para os familiares e a população da região do Santa Angelina”.
Sorbo nasceu no dia 2 de fevereiro de 1910, na zona rural de Ribeirão Bonito. Filho dos imigrantes italianos Domenico Sorbo e Maria Berti, mudou-se para Araraquara, onde adquiriu e administrou 200 alqueires de terra, nas proximidades do riacho Águas do Paiol.
Raphael formou-se contador, mas, como trabalhara desde a infância com o pai, tornou-se agricultor, cultivando café, cana e laranja, além de milho e soja nas entressafras. Foi casado com Paulina Camargo, desde 1935, com que teve quatro filhos, Odette, Valdemar, Terezinha e Joaquim, e faleceu em 1991.
Mais detalhes no jornal “O Angelino” edição setembro/outubro de 2013.