Home / Destaques / Há 33 anos, a SABSA recebe doação de bolo no dia de São Cosme e Damião

Há 33 anos, a SABSA recebe doação de bolo no dia de São Cosme e Damião

Dona Ignes, responsável por esta doação é moradora do bairro e também grande devota desta data

Por Malu Rosato

Há cerca de 33 anos, a Sociedade Amigos do Bairro de Santa Angelina (Sabsa) recebe de Dona Ignez Miné Giro, moradora do bairro, um bolo preparado por ela, em comemoração ao dia de São Cosme e Damião. A iniciativa surgiu porque Dona Ignez tinha sua filha caçula com problemas de garganta e depois fazer uma prece a Cosme e Damião ela foi curada.

No início, Dona Ignez fazia o bolo somente para as crianças de sua casa. Porém, depois de conhecer o trabalho da entidade, passou a doar o bolo para as crianças e adolescentes do Projeto Social – Construindo Cidadania da SABSA.

Dona Ignez também teve um problema com seu neto, em que médicos diziam que ele iria ter problemas de coração. Novamente a moradora fez sua prece e mais uma vez foi atendida. O bolo doado para as crianças da entidade tem massa de pão de ló e camadas de recheio de creme alternado com o sabor de chocolate. Neste ano, além do bolo, a SABSA também recebeu doações de balas da comunidade.

Conheça

São Cosme e São Damião nasceram na cidade de Egéia, na Arábia, por volta do ano 260. Eram gêmeos, filhos de família nobre. Sua mãe, Teodata, ensinou-lhes a fé cristã.

Cosme e Damião foram estudar na Síria, na época, um grande centro de estudos e formação. Lá, os gêmeos se especializaram nas ciências e na medicina. Tornaram-se médicos famosos pela competência, obtendo grandes sucessos nos tratamentos, como também na caridade para com os doentes.

Por causa da profunda formação cristã que tiveram, os irmãos decidiram atrair as pessoas para Jesus Cristo através do exercício da medicina, por meio da caridade, do amor e da competência.

Além disso, eles não cobravam por seus serviços médicos. Os dois eram grandes almas que queriam curar as pessoas no corpo e na alma, levando a elas também os ensinamentos e a salvação de Jesus Cristo. Por este motivo, São Cosme e São Damião são os padroeiros dos médicos, das faculdades de medicina e dos farmacêuticos.