Home / Notícias / Palestra do programa Amor-Exigente orientou famílias

Palestra do programa Amor-Exigente orientou famílias

“A família na prevenção de comportamentos inadequados” foi a palestra ministrada por Maria Lucia de Oliveira Gil, nesta quinta-feira, 19 de setembro de 2013, no auditório do Centro Cultural SABSA.

Maria Lucia de Oliveira Gil – Coordenadora Regional da Federação de Amor-Exigente

O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são  praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda. Através de  seus voluntários o programa sensibiliza as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas  vidas e do mundo, a partir de si mesmas.
Há 29 anos, o Amor-Exigente (AE) atua  como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e também para  pessoas com comportamentos inadequados.O Programa eficaz estendeu-se também ao trabalho com Prevenção ,  passando a atuar como um movimento de proteção social já que Amor-Exigente, desestimula a experimentação, o uso ou  abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como luta contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à  violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas; são também propostas do Amor-  Exigente.
Atualmente, o movimento conta com 11 mil voluntários, que realizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensais  por meio de reuniões, cursos e palestras. São mais de 641 grupos no Brasil, 1 na Argentina, e 14 no Uruguai, além de cerca  de 259 Subgrupos de frutos de Amor-Exigente.

  Prevenção

Ao longo de 27 anos de atuação como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, o Amor-Exigente  reuniu conhecimento empírico sobre o que forma e o que deforma o indivíduo.
A vivência com pais, diante dos problemas de comportamento dos filhos, revelou as dificuldades que os responsáveis  pela formação da criança, do adolescente e do jovem de hoje encontram ao exercer seu papel de educadores.
Com um Programa eficaz, o Amor-Exigente atende três níveis de prevenção: primária, secundária e terciária.
O enfoque na prevenção primária universal se dá através de uma abordagem educativa em grupos de reflexão, questionamento e posicionamento que, nas partilhas e metas semanais, levam os participantes a atingirem seus objetivos.
O seu conteúdo estimula as pessoas a reverem seus comportamentos.
Nos Cursos de Prevenção com o Programa Amor-Exigente, os participantes, entre eles, pais, avós e professores passam por uma reflexão comportamental e ponderam sobre como suas próprias mudanças podem ajudar na formação de caráter de seus filhos, netos e alunos.
Conheça mais sobre Amor-Exigente na próxima edição do jornal “O Angelino” e veja um trecho da palestra no Youtube no link www.youtube.com/user/sabsavideos

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

dezesseis + 12 =