Home / Destaques / Reunião de pais da Sabsa teve palestra sobre Câncer de Mama

Reunião de pais da Sabsa teve palestra sobre Câncer de Mama

A palestra realizada pelo SEST SENAT teve como objetivo dar continuidade a campanha de conscientização da entidade

Por Malu Rosato

Na noite de quarta-feira, dia 18, a Sociedade Amigos do Bairro Santa Angelina (Sabsa), realizou a sua última reunião de pais do ano letivo de 2015. Na reunião a assistente social, Roseli Seves, relembrou os pais sobre os compromissos das crianças e adolescentes com as apresentações de final de ano realizadas pela entidade.

E para complementar a noite, uma palestra com o tema Câncer de Mama foi dada pelo SEST SENAT. A iniciativa dá continuidade a campanha de conscientização “Outubro Rosa”.

O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor.

A palestra ministrada pela fisioterapeuta do SEST, Maira Arruda Fernandes de Figueiredo, trouxe para o público presente informações sobre prevenção e cuidados com a saúde mamária. Segundo Maira, o câncer de mama é o mais comum tipo de câncer entre as mulheres acima de 35 anos, com alto índice de mortalidade e de mutilações cirúrgicas para retirada do tumor.

Diversos fatores ambientais, genéticos e hormonais são responsáveis pelo surgimento do câncer de mama, mas com o diagnóstico precoce as chances de cura são elevadas.

O gerente José Roberto Conde, a coordenadora administrativa e de finanças, Daiane Cristina Pereira da Silva, também estiveram presentes. Um brinde também foi distribuído no final da palestra para os participantes.

De acordo com o presidente da entidade, José Carlos Porsani, trazer para a Sabsa temas de elevado interesse é muito importante, pois o trabalho de conscientização e prevenção deve ser constante. “Nesse caso, o quanto antes a mulher identificar a doença mais chances de cura ela tem”, afirmou.

Um “coffe break” foi servido pelo SEST SENAT para finalizar os trabalhos. Uma parceria também foi estabelecida entre a Sabsa e a entidade para a realização de palestras durante o ano.