Home / Destaques / Sabsa realiza primeira reunião de pais do 2º Semestre

Sabsa realiza primeira reunião de pais do 2º Semestre

Palestra sobre a prevenção ao uso de drogas foi dada aos pais como forma de orientação

Por Malu Rosato

Na noite de quarta-feira, dia 12, na Sociedade Amigos do Bairro de Santa Angelina (Sabsa) ocorreu a primeira reunião de pais do 2º semestre. O encontro teve como objetivo apresentar aos pais o resultado das atividades de férias desenvolvidas no mês de julho, nova oficina de música (Violino e Violoncelo) e palestra sobre a Prevenção ao Uso de Drogas.

Antes de dar início à reunião, um vídeo foi apresentado como homenagem ao Dia dos Pais, que foi comemorado no último domingo. José Carlos Porsani presidente da entidade conversou com os pais falando sobre a estrutura, atendimento e atividades que são desenvolvidas com as crianças e adolescentes pertencentes do projeto social.

Em seguida a assistente social Roseli Seves, que coordenou a reunião, chamou à frente o coordenador administrativo da Orquestra Jovem e Gestor Cultural, Geraldo Souza para explicar sobre a Orquestra escola, projeto que hoje é aplicado na Sabsa, por meio da oficina de Violino e Violoncelo.

Orquestra Escola

O Projeto Orquestra Escola tem como objetivo principal democratizar o acesso à educação e a arte, promovendo a ética, a cidadania e equidade social com crianças e jovens de 06 a 25 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade. Através da educação e prática da música, podemos ampliar a autoestima e conhecimento, além de promover a identidade cultural coletiva dos participantes, proporcionando uma experiência prazerosa, fascinante, lúdica e que traz consigo inúmeros benefícios, bem como a possibilidade de novas perspectivas profissionais e de lazer.

Na verdade busca-se inserir o aluno no universo amplo da arte, garantindo e contribuindo com sua formação plena. Sua atuação é marcada por ações culturais e educativas, que são oferecidas por meio de cursos de musicalização, violino, viola erudita e violoncelo.

Como consequência disso, o projeto visa à formação de uma orquestra de cordas com crianças e jovens atendidos, além da realização de apresentações gratuitas no município, promovendo assim o acesso a toda população.

“A música elimina diferenças de classes sociais, idade ou ideais. E é apostando nesse poder invisível, mas sensível, que o projeto Orquestra Escola surge, tendo como intuito promover a inserção social e ocupação de crianças e adolescentes”, disse Geraldo.

“A princípio, a adesão dos alunos matriculados na Sabsa é de 100%. Isso mostra o interesse deles em participar, pois, além do lazer e demais benefícios, o curso também possibilita capacitação e consequentemente a profissionalização na arte. Acredito que tenhamos possíveis músicos de orquestra frutos desse trabalho, mesmo esse não sendo o principal objetivo”, comentou.

Palestra

Já a palestra feita por Márcio William Servino, que há tempos realiza palestras e dá orientações sobre drogas, apresentou o seguinte tema: Prevenção ao uso de Drogas (Lícitas e Ilícitas), que vem com a noção da composição da pasta base de coca, acidentes causados por uso de álcool e outras drogas, além das drogas no Brasil.

A demonstração serviu como forma de orientação para que os pais saibam lidar da melhor forma com seus filhos e tenham maior conhecimento sobre o assunto.