Uma viagem do passado aos tempos modernos da aviação

 

No penúltimo dia do Curso de Férias as crianças da SABSA visitaram o Museu da TAM, em São Carlos. O Museu conta com mais de 20.000 m2 de área e com a chancela de ser o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada. Transformar uma paixão em uma forma de agradecer à sociedade pelo sucesso da TAM: foi com esse intuito que o comandante Rolim e João Amaro transformaram o hobby de colecionar aviões antigos em uma instituição permanente e aberta ao público.

A coleção começou em 1966, com a compra de um velho Cessna-195 de 1950 em um leilão da Infraero, e cresceu quando Rolim comprou a Helisul Táxi Aéreo, que possuía três aviões antigos vindos de Buenos Aires. Foi nesse momento que os dois irmãos tiveram a ideia de montar o museu.

Ao chegar, entramos em um túnel do tempo com destino a uma experiência única de volta ao passado, guiados por Sara, funcionária do museu. O passeio deslumbrou as crianças e adolescentes que também ganharam lembranças e muito conhecimento sobre o nascimento da aviação e o Patrono da Aviação Brasileira, Alberto Santos Dumont.

O museu TAM foi criado da restauração de um antigo monomotor Cessna dos irmãos Amaro, que os inspirou na realização do sonho de preservar a memória da aviação e de homenagear um homem que há mais de 100 anos sonhou que podia voar. Seu trabalho árduo e persistente o levou à concretização do que é hoje um dos transportes mais modernos do mundo.

Atualmente, o museu conta com mais de 90 aeronaves entre pioneiros, clássicos, jatos e caças, a maioria em plena condição de voo, além de simuladores, túnel multimídia, Espaço TAM Kids, Espaço propulsão, Torre de Controle, Espaço Moda e uma ala dedicada exclusivamente à trajetória evolutiva da própria TAM.

[nggallery id=43]